FONTES PEDE INFORMAÇÕES AO IBGE SOBRE NÚMERO DE HABITANTES EM SANTA BÁRBARA

O vereador Carlos Fontes (DEM), por meio do Requerimento 1239, solicita informações em relação às estimativas populacionais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) sobre o número de habitantes de Santa Bárbara d’Oeste. O parlamentar afirma ter sido procurado por diversos munícipes, que discordam das estimativas desse instituto, segundo o qual a cidade contaria atualmente com 189,5 mil habitantes, número inferior ao registrado por Americana, Hortolândia e Sumaré na região.

Fontes afirma ter recebido, em janeiro deste ano, após solicitação por ofício, informações sobre o número de habitantes da cidade referentes a 2008. No ano passado, de acordo com o chefe da unidade estadual do IBGE em São Paulo, o município contava com 187,9 mil habitantes. Ele ressalta, no entanto, que apenas nas inscrições para o programa habitacional do Governo Federal, destinado a famílias com renda até três salários mínimos, ocorreram 20 mil inscrições.

O vereador afirma também que moradores de diferentes bairros afirmaram nunca terem sido visitados por nenhum pesquisador do IBGE. Com base nesses relatos, Fontes pergunta qual a base de dados utilizada pelo órgão para estimar a população barbarense. Ele questiona ainda qual o método utilizado pelo IBGE para a realização da pesquisa no município. Por fim, ele pergunta quantos bairros foram visitados e quais são eles, indagando também o número de pessoas entrevistadas.

Publicado em: 26/08/2009 00:00:00