Cerca de 60 alunos da Emefei “Anália de Lucca Furlan” participaram hoje (26) da primeira reunião simulada do projeto Câmara do Futuro de 2009. Eles foram recepcionados na Câmara pelo presidente do Legislativo barbarense, Anízio Tavares da Silva (DEM). Em visita às dependências da Câmara, eles também conheceram os vereadores Carlos Fontes (DEM), Danilo Godoy (PSDB), Edison Carlos Bortolucci Júnior - Juca Bortolucci (PSDB), Fabiano Ruiz Martinez - Pinguim (PDT), e José Luis Fornasari - Joi (PPS).
O projeto, realizado em parceria com a Delegacia de Ensino de Americana e com a Secretaria Municipal de Educação de Santa Bárbara d’Oeste, deve promover 35 reuniões simuladas até novembro, com estudantes de 4ª a 8ª série do ensino fundamental e do 1º e 2º ano do nível médio. Em seis anos, a Câmara Municipal já recebeu aproximadamente 24 mil alunos. Em 2009, são esperadas mais de 3 mil crianças e adolescentes.
Durante a reunião de hoje, os estudantes apresentaram quatro matérias, sendo um projeto de lei, três moções e um requerimento. O projeto de lei, de autoria da estudante Tainá Luana de Oliveira, solicitava o funcionamento do posto médico do bairro Cruzeiro do Sul durante os finais de semana. Ainda na área de saúde, uma das moções apresentadas, de autoria da aluna Jéssica Vitória Alves de Souza, fazia apelo à Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, para a contratação de médicos especialistas no posto de saúde do bairro.
A segunda moção debatida pelos estudantes na reunião simuladas, de autoria da vereadora-mirim Bárbara Camargo da Silva, pedia à Administração Municipal a instalação de uma praça e de área de lazer no Cruzeiro do Sul. Já a última moção, do estudante Junior dos Santos Gomes, manifestava aplauso à orientadora de alunos Rosana Salgado. O único requerimento apresentado pelos estudantes, proposto pelo estudante Allan Vitor Ramos Pachu, solicitava o asfaltamento de ruas do Cruzeiro do Sul.
Amanhã (27), das 8h às 11h, será a vez da Emefei Gessi Buschinelli Carneiro, do bairro São Joaquim, participar do projeto nas dependências do Poder Legislativo, com cerca de 70 alunos da quarta série do ensino fundamental.
Publicado em: 26/08/2009 00:00:00
Publicado por: Câmara Municipal