O vereador Joel Cardoso, o Joel do Gás (PV), é autor do Projeto de Decreto-Legislativo, que dispõe sobre a concessão de Título Honorífico de Cidadão Barbarense ao capitão Ricardo Anversa. Junto à propositura, o parlamentar apresenta uma breve biografia do homenageado. O intuito do Título de Cidadão Barbarense é homenagear personalidades que não sejam nascidas do município, mas que tenham contribuído para o desenvolvimento da cidade em diferentes áreas.
Ricardo Henrique Teixeira Anversa, capitão de Policia Militar, Comandante da 2ªCompanhia de Policia Militar do Interior, sediada no município de Santa Bárbara D’Oeste. Nasceu em Pirassununga, interior de São Paulo, em 08 de abril de 1979, filho de Albano de Jesus Anversa (falecido) e Ioná Marisa Molo Teixeira Anversa. É casado há 12 anos com Danielle Pavan Scatolini Anversa e tem um filho, Caio Henrique Scatolini Anversa.
Desde muito jovem, influenciado pelo avô Olimpio Teixeira de Andrade, militar do exército, Ricardo mostrava-se interessado em servir as forças militares. Em 1998, ingressou como soldado na Academia da Força Aérea, onde permaneceu por três anos. Em 2001, ingressou na Academia de Polícia Militar do Barro Branco, vindo a se formar como bacharel em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública no ano de 2004, quando foi declarado aspirante a Oficial e classificado no Décimo Nono Batalhão de Polícia Militar do Interior (19ºBPM/I - Americana), permanecendo até 2013. Logo depois, atuou no Trigésimo Sexto Batalhão de Policia Militar do Interior (36ºBPM/I – Limeira) até o ano 2014, e no Quarto Batalhão de Policia Rodoviária (4ºBPRv – Jundiaí), retornando em junho de 2015 para Americana, quando assumiu o comando da 2ª Companhia de Policia Militar em Santa Bárbara d’Oeste, em agosto de 2016, após ser promovido ao posto de capitão.
Já foi condecorado com a Medalha Tiradentes, Medalha do Bicentenário do Nascimento do Marechal Osório e Medalha Heróis de 32. Foi condecorado também com a Láurea de Mérito Pessoal no 2º Grau, couro vermelho e metal dourado. Poucos são agraciados com esta distinção, outorgada àqueles que enfrentaram o crime ou uma situação de grande adversidade com inteligência e destemor - e por isso mereceram o reconhecimento da coorporação e da população paulista. No final de 2017, devido a duas ocorrências de gravidade que culminaram na prisão de seis pessoas e na apreensão de diversas armas de fogo, o referido oficial foi homenageado na sede da Caixa Econômica Federal de Piracicaba e no Comando do Policiamento do Interior 9, também no município vizinho.
Dentre diversos projetos desenvolvidos em Santa Bárbara d’Oeste, destaca-se o projeto Policia e Igreja, dos PMs de Cristo, que tem o objetivo é estabelecer um relacionamento de confiança e cooperação entre as instituições Igreja e Polícia Militar, com o intuito de produzir resultados relevantes, de acordo com a filosofia de polícia comunitária, visando à valorização do policial como ser humano, melhoria da motivação profissional, saúde espiritual e emocional do PM e ações de prevenção primária do crime e da violência para construção de uma cultura de paz.
Capitão Anversa é atuante na diminuição dos indicadores criminais, com o intuito de ampliar a sensação de segurança entre os munícipes. “Neste ano, foi publicado um estudo do Instituto Sou da Paz, apontando que Santa Bárbara d’Oeste é o município da Região do Polo Têxtil onde a sensação de segurança é maior, apresentando queda do Índice de Exposição a Crimes Violentos, e obtendo a 11ª posição no ranking em comparação a outros 138 municípios do Estado de São Paulo com mais de 50 mil habitantes”, explicou Joel do Gás. Segundo o vereador, o resultado demonstra que todos os esforços de trabalho no sentido de gestão estratégica, direcionamento do nível supervisão, resposta do nível operacional, além do foco na Polícia Comunitária, estão no caminho certo.
Publicado em: 24/08/2018 17:05:00
Publicado por: Fernando Campos - Mtb 39.684