O vereador Marcos Rosado (PR) é autor do Projeto de Lei 58/2018, protocolado nesta quarta-feira (18), o qual dispõe sobre a informatização do cartão de vacinação em Santa Bárbara d’Oeste. Essa propositura garante a criação do cartão de vacinação eletrônico no Município, com os dados referentes à vacinação salvos eletronicamente em um banco de dados na Internet por qualquer Unidade de Saúde.
Ainda de acordo com o projeto, a criação de infraestrutura necessária para a informatização do sistema de vacinação é de responsabilidade de Secretaria Municipal de Saúde. Essa secretaria deverá criar o banco de dados para o armazenamento das informações sobre a vacinação, assim como capacitar os profissionais que serão responsáveis por manter esse banco de dados atualizado. A atualização deverá ser realizada a partir da data de publicação da lei, com informações a respeito da vacinação de todas as pessoas imunizadas no Município.
Na exposição de motivos do projeto, o vereador explica que a carteira de vacinação é um documento indispensável e de guarda permanente, a partir da maternidade. Ele também ressalta que a perda ou extravio dessa carteira implica muitas vezes na revacinação de pessoas já imunizadas. “Com a informatização do cartão de vacinação, em que todas as informações serão armazenadas em um banco de dados, independentemente do local onde efetivamente ocorreu a vacina, o histórico do paciente poderá ser acessado por todas as unidades de saúde de Santa Bárbara d’Oeste e por qualquer cidadão de posse de seus documentos”, afirmou.
Marcos Rosado afirma que essa medida, não só traz o benefício de resguardar o histórico das vacinas, como também a precisão dos dados, que deve garantir maior cobertura da vacinação e permitir que a Administração Municipal exerça ações para o declínio das doenças imunopreveníveis em Santa Bárbara d’Oeste.
Publicado em: 18/07/2018 17:47:20
Publicado por: Fernando Campos - Mtb 39.684