O vereador Joi Fornasari (PPS) recebeu hoje (3) resposta à Moção 108/09, aprovada em 30 de abril deste ano. A moção manifestava apelo ao setor de Relações Corporativas e Patrimônio da ALL – América Latina Logística, quanto à possibilidade de autorizar o uso do solo para a duplicação da passagem de nível que liga os bairros Mariana, Santa Inês e Sartori, sob a rodovia Luiz de Queiroz (SP-304). Em resposta, a empresa solicitou um projeto para essa obra, além de R$ 3 mil para que o processo seja analisado.
Ainda de acordo com documento encaminhado ao parlamentar, caso o projeto seja aprovado, seriam necessários outros R$ 9 mil, a título de ressarcimento a custos a serem despendidos com inspeção, fiscalização e acompanhamento da obra. A empresa solicitou os dados pessoais do vereador, solicitante do serviço, além de dados sobre a obra, especificando inclusive o modelo de apresentação: “O processo deve ser apresentado em quatro vias, em ‘pastas’ individuais com presilhas do tipo grampo trilho e uma via digital (CD)”.
Entre os documentos solicitados para o projeto de passagem de nível estão memorial descritivo, cronograma da execução dos serviços e licenciamento ambiental. Apenas o memorial descritivo da obra deveria conter localização quilométrica da ferrovia, estação anterior e posterior, coordenadas geográficas, nome da rua ou referência da obra, ângulo da travessia, extensão total em metros, descrição do método construtivo, entre outras informações. A concessionária ainda pede laudo técnico emitido por profissional competente explicitando razão de não se adotar passagem superior ou inferior.
A ALL também incluiu, na lista de documentos solicitados, uma relação detalhada dos equipamentos mínimos de sinalização que deverão ser previstos no projeto, como um par de Cruz de Santo André, com sinalização luminosa e sonora; placas de PARE e aviso; redutores de velocidade; pintura refletiva (sinalização horizontal); e um par de cancela automática. Por fim, eles pedem que também sejam detalhados os equipamentos de sinalização temporária, usados durante a obra.
“É um absurdo esse volume de solicitações da empresa. O objetivo deles é impor um obstáculo enorme, para impedir que qualquer pessoa que solicite algum serviço”, disse Joi. Ele reclamou ainda do fato da ferrovia que passa por Santa Bárbara d’Oeste estar desativada há anos, em situação precária, dificultando o acesso de motoristas e pedestres a diferentes bairros. “Nós somos obrigados a conviver com o transtorno diário causado por essa empresa, que não utiliza os trilhos no município e, para que eles autorizem o uso do solo, temos ainda de pagar pelo projeto”, afirmou.
Joi lembra que sua moção de apelo foi encaminhada após inúmeros pedidos dos moradores da rua Angelin Geada, que precisam percorrer um trajeto de 1.500 metros de carro para chegar até a rua Domingos Tedesco. Caso essa passagem de nível fosse construída, o trajeto seria de apenas 20 metros. Ele ressalta ainda que, no período noturno, os motoristas que aguardam o sinal verde do semáforo correm risco de serem assaltados no local, que é mal iluminado.
Após ter recebido a resposta, o vereador afirma ter telefonado para Curitiba (PR), na sede da ALL Logística, sendo atendido pelo funcionário Allan Magalhães Machado. Depois de citar problemas da empresa em Santa Bárbara d’Oeste e Piracicaba, referente ao desaparecimento de trilhos e outras peças, Allan teria informado ao vereador que a empresa iria reativar o fluxo de trens no município, mas sem indicar a data. “Com base nessas informações, vou protocolar um requerimento, questionando quando o transporte de cargas voltará a passar pelo município e a quem cabe a manutenção da ferrovia nesse período”, afirmou.
Publicado em: 03/08/2009 00:00:00
Publicado por: Câmara Municipal