O vereador José Antônio Ferreira, o Dr. José (PSDB), recebeu resposta da Prefeitura a requerimento de sua autoria sobre equipamentos de bombeamento e infraestrutura do sistema de captação de água bruta que funciona na Represinha do Jardim Santa Alice. A Administração Municipal informou que o local dispõe de cinco conjuntos moto-bomba, sendo quatro em operação e um reserva.
Sobre a capacidade de bombeamento, a resposta assinala que cada conjunto moto-bomba possui uma capacidade média para bombear até 230 litros de água por segundo. Ainda de acordo com a resposta, o sistema atual tem a capacidade para bombear até 918 litros por segundo.
Questionada sobre a existência de bombas reservas para casos de emergência, a Prefeitura informou que o DAE - Departamento de Água e Esgoto possui um conjunto moto-bomba elétrico e um conjunto moto-bomba a diesel.
Ainda de acordo com a resposta, os conjuntos moto-bomba são usados para a adução de água para abastecimento público são de propriedade do DAE. Também há um conjunto moto-bombas para a adução de água bruta para o sistema industrial, sendo que esta bomba é de propriedade das empresas que se utilizam desse sistema.
Perguntada como o DAE vem se preparando para que não falte água aos consumidores em épocas de estiagem, a Prefeitura informou que o sistema de reservação de água bruta (represas) está dimensionado para atender o período normal de estiagem anual. “Na eventualidade de enfrentarmos um período atípico de estiagem, o DAE investiu em ações de contingenciamento para assegurar o abastecimento público, com execução de adutoras em pontos estratégicos no município, bem como a aquisição de equipamentos”.
Dr. José considera que o sistema de captação de água bruta que funciona na Represinha é de fundamental importância para o abastecimento de água da população e que necessita de cuidados e manutenção especiais constantes para evitar problemas no abastecimento.
Publicado em: 18/06/2018 13:00:12
Publicado por: Marcela Delphino - Mtb 57.565