Nova UBS do São Francisco é tema de encontro entre vereadores, secretário, padre e conselheiros

Visualize fotos

O presidente do Legislativo, vereador Ducimar Cardoso, o Kadu Garçom (PR), e os vereadores Carlos Fontes (PSD), Antônio Carlos Ribeiro, o Carlão Motorista (PDT); Paulo Monaro (SD); José Luís Fornasari, o Joi (SD); Marcos Rosado (PR); Gustavo Bagnoli (PSDB); e Felipe Sanches (PSC) se reuniram, ontem (06), com o secretário municipal de Governo, Rodrigo Maiello, o padre Genildo Neves e membros de conselhos paroquiais da Paróquia Santo Antônio, no Jardim Santa Rita de Cássia, para sanar dúvidas acerca da construção da nova Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro.

O padre e os conselheiros demonstraram insatisfação com a nova obra, que ocupará 1/3 da área pública em frente à paróquia, utilizada para a realização de festas, como a tradicional festa do padroeiro Santo Antônio. A reivindicação deles, que já organizaram um abaixo-assinado, é que a Administração pense em um novo local para construir essa UBS ou utilizar os recursos para terminar a construção da Unidade de Pronto de Atendimento (UPA) iniciada no mesmo bairro pela antiga Administração Municipal.

Maiello esclareceu que não é possível utilizar essa verba para o término da UPA, considerando que são recursos distintos, sendo a UPA uma conquista junto ao Governo Federal e esta nova UBS uma conquista junto ao Governo do Estado, por meio do projeto “Saúde em Ação”. O secretário explicou que, dentro desse programa, a Prefeitura cede o terreno e o Estado constrói e entrega a obra equipada para o Município administrar.

Em sua explanação, Kadu disse que o encontro foi bom para esclarecer o assunto, inclusive para tirar dúvidas da comunidade que mais se mobilizou contrária a obra por não ter as devidas informações: “Havia munícipes achando que seria construído um hospital no local e que funcionaria 24 horas todos os dias. Houve distorção sobre o assunto e espalharam isso”, disse Kadu.

Carlos Fontes destacou o desencontro das informações e a disposição da Câmara e do Governo Municipal em sanar dúvidas em prol de melhorias para o Município. Maiello esclareceu que, após a finalização da obra, o espaço poderá ser utilizado normalmente para festas da paróquia e eventos da comunidade. A nova UBS funcionará das 7h às 17h, de segunda a sexta-feira.

Publicado em: 07/06/2018 10:59:14

Publicado por: Marcela Delphino - Mtb 57.565