Memória de Dálgema Rodrigues é homenageada com Certificado de Vulto Emérito

Visualize fotos

O vereador José Antonio Ferreira, o Dr. José (PSDB), indicou, na última semana, o nome da comerciante e costureira Dálgema Conceição de Oliveira Ferreira Rodrigues para o recebimento do Certificado de Vulto Emérito. Criado por meio do Decreto-legislativo 11/2010, esse certificado homenageia a memória de pessoas que tiveram relevante participação na história barbarense. Junto à propositura, Dr. José apresenta uma breve biografia da homenageada.

Dálgema Conceição de Oliveira Ferreira Rodrigues nasceu em Santa Bárbara d’Oeste em 11 de agosto de 1948. Filha de Lupércio de Oliveira e Hilda Heleno de Oliveira, a primogênita de uma família de sete irmãos. Viveu toda sua infância na rua Calil Baruque, 404, na Vila Aparecida. Estudou o primário na Escola Comendador Emílio Romi, fez curso de datilografia e aprendeu corte e costura na Igreja Presbiteriana.

Católica, sempre acompanhava a mãe nas celebrações da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, onde também fez a catequese. Ainda muito jovem, começou a ajudar os pais cuidando dos irmãos menores e, para completar a renda familiar, entregava almoço para algumas pessoas nas fábricas da região central. Como se tornara conhecida nas fábricas, logo conseguiu um emprego na empresa Cervone, onde trabalhou até se casar, em 28 de dezembro de 1967, com Antônio Ferreira Rodrigues.

Além de cuidar da casa, auxiliava o esposo na pequena alfaiataria. Religioso, o casal participava com entusiasmo das atividades da paróquia. Foram coordenadores gerais do Cursilho de Cristandade e trouxeram o Encontro de Casais para Santa Bárbara d’Oeste. Participaram do credenciamento de fiéis no bairro Siqueira Campos, quando foi fundado, para implantar ali uma nova capela, hoje a Sagrado Coração de Jesus, pertencente à Paróquia São José.

Fundaram junto com o padre Arthur Sampaio, Hilda de Oliveira, Benedito Euzébio, Orlando e Luiza Buriola, Mara Romi e Nega do Rui, a Noite de Vigília pelo Brasil,  realizada anualmente pela Paróquia Nossa Senhora Aparecida.

Mãe de dois filhos, Elaine e Everaldo, Dálgema era carinhosa e prestativa, teve um neto, Raul. Apesar de pouco estudo, foi uma educadora exemplar.

Teve por 35 anos um comércio de roupas, aviamentos, brinquedos e material escolar. Excelente costureira, atendia seus clientes na loja. Artesã por natureza gostava de crochê, tricô e bordado. Faleceu em 15 de agosto de 2017.

Publicado em: 23/05/2018 14:27:51