PROFESSORA ZÉLIA SANS SERÁ NOME DO CIEP NO SANTA RITA DE CÁSSIA

Visualize fotos Visualize fotos

O Ciep (Centro Integrado de Educação Pública) que vem sendo construído pelo município no Jardim Santa Rita de Cássia, considerado como a maior escola de Santa Bárbara d’Oeste, será denominado de Ciep Profª Zélia Martins Sans.

A denominação, que consta em projeto de lei nº 43/09, de autoria do vereador Ducimar de Jesus Cardoso, o Kadu Garçom (PR), foi aprovada esta semana pelos parlamentares em votação unânime. Durante a apreciação da propositura, diversos vereadores usaram a tribuna para discutir o assunto e destacar a importância da homenagem à educadora.

Barbarense, Zélia nasceu em 18 de julho de 1931, filha de Antônio Sans e Benedicta Martins Sans. Sua primeira experiência com o ensino, como aluna, foi no tradicional Grupo Escolar José Gabriel de Oliveira, onde cursou da 1ª a 4ª série do ensino fundamental. Sua primeira professora foi Juvelina de Oliveira Rodrigues, hoje nome de escola no Jardim Paulista.

Casou-se em 1954 com Walfrido Pereira Cheida, com quem tem três filhos: Marcel José, Gerson Antônio e Márcia Regina. Em novembro daquele mesmo ano, Zélia dá início à carreira de professora primeira após concluir os estudos em Piracicaba, substituindo outras colegas na Escola estadual Profº Inocêncio Maia. Em 1956, assume a substituição no Grupo Escolar José Gabriel de Oliveira.

Em 1961, cursou aperfeiçoamento ao magistério na Escola Estadual Presidente Kennedy, em Americana. No ano seguinte, é contratada através de concurso público como professora da Escola do Sesi (Serviço Social da Indústria), recém-criada no município. Também ministrou aulas nas cidades de Paranapiacaba e Americana. Em 1969, passou a trabalhar na Escola Estadual Profº Ulisses de Oliveira Valente.

Mesmo aposentada, em 1986, Zélia não parou de trabalhar. Atuou na Escola da Usina Furlan, Escola Rural do Caiubi e Escola Estadual Profª Romana de Oliveira Salles Cunha, no Jardim das Laranjeiras. Atualmente, Zélia integra o Clube das Avencas, que reúne professores aposentados da cidade, e é aluna da Faculdade da Terceira Idade da Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba).

Publicado em: 02/07/2009 00:00:00