Esgotado o prazo inicial de 15 dias para enviar a resposta ao questionamento feito pelo vereador José Antonio Ferreira, o Dr. José (PSDB), sobre médico do trabalho na rede pública de saúde, a Prefeitura encaminhou ofício solicitando prorrogação do prazo para mais 15 dias para apresentar as respostas às perguntas realizadas pelo parlamentar. O ofício de solicitação de mais 15 dias para as respostas foi assinado pelo secretário de Governo, Rodrigo Maiello, e entregue esta semana ao vereador.
Dr. José afirma em seu requerimento que, hoje em dia, é difícil encontrar uma empresa, independente do porte, que não tenha a presença de um médico do trabalho, mesmo que para fazer exames periódicos em seus funcionários. Ele considera que o papel fundamental do médico do trabalho é mediar a relação entre a exigência de uma atividade profissional e o impacto do dia a dia na saúde dos trabalhadores.
O parlamentar considera que uma das habilidades determinadas ao médico do trabalho é saber administrar as exigências dos empresários e os limites físicos e mentais dos colaboradores e que a rede municipal de saúde deve dispor do trabalho do profissional, não só para atendimentos aos servidores municipais, como para os trabalhadores em geral que necessitem dos préstimos desse profissional em casos de acidentes de trabalho.
Dr. José pergunta se existe médico do trabalho na Prefeitura. Se a resposta for afirmativa, quais são os profissionais que prestam serviços ao município. Se a resposta for negativa, qual é o motivo da não existência do médico do trabalho na rede municipal de saúde. Ele pergunta qual é o procedimento adotado pela rede pública de saúde em casos de acidentes de trabalho ou de pessoas afastadas para tratamento médico.
Ainda no requerimento, o vereador pergunta qual é a orientação do CRM (Conselho Regional de Medicina) e em caso da não existência de médico do trabalho, quem assina os laudos de pessoas vítimas de acidentes de trabalho e onde funciona o atendimento de Medicina do Trabalho da Rede Municipal de Saúde.
Publicado em: 23/03/2018 14:07:56
Publicado por: Fernando Campos - 39.684