Moção aplaude padre Eugênio Broggio Neto pelos 25 anos de ordenação sacerdotal

Visualize fotos

O vereador Paulo Monaro (SD) é autor da Moção 141/2018, protocolada na Câmara na útima semana, por meio da qual o parlamentar manifesta aplauso ao padre Eugênio Broggio Neto, pelos 25 anos de sua ordenação sacerdotal.  Segundo Monaro, essa homenagem é o reconhecimento pela conduta marcante desse líder religioso, assim como por sua dedicação à Igreja, por sua doação ao próximo e por fazer de sua vida uma verdadeira missão evangelizadora.

Descendente de italianos, Padre Eugênio Broggio Neto nasceu em 12 de novembro de 1957, na cidade de Piracicaba. Filho do casal Vicente Broggio e Joanna Brancalhão Broggio, foi batizado de Eugênio em homenagem ao Papa Pio XII (Cardeal Eugênio Pacelli). Desde muito cedo sentiu o chamado à vocação sacerdotal, tendo ingressado no Seminário Diocesano de Piracicaba ainda muito jovem, mudando-se para a Europa após terminar os estudos filosóficos, tendo vivido por mais de cinco anos na Alemanha e na Itália. De volta ao Brasil, Dom Eduardo Koaik, bispo diocesano de Piracicaba, o convidou a retornar ao seminário, tendo sido ordenado presbítero em 5 de fevereiro de 1993 na catedral de Santo Antônio, em Piracicaba.

“Atuou em Piracicaba, Rio das Pedras, Rio Claro e Capivari, sempre auxiliando espiritual e pastoralmente o povo com quem tinha contato e acesso”, afirmou Monaro, ressaltando que o trabalho social sempre foi uma das maiores preocupações desse padre. Após doze anos como pároco da Matriz de São João Batista de Capivari, recebeu da população daquela cidade o titulo de cidadão Capivariano e o troféu Abaporu.              Transferido em 2012, tomou posse como terceiro pároco da paróquia de São Judas Apóstolo, no bairro barbarense 31 de Março.

“Padre Eugênio atua em seu ministério focalizado no que acredita ser de fato o trabalho do sacerdote, despertar nas pessoas o amor a Jesus Cristo e a vivência da espiritualidade”, disse o vereador, ressaltando que a satisfação desse líder religioso reside em ver as pessoas se sentindo provocadas a contar com a presença de Deus em suas vidas e experimentando o imenso amor que Deus tem para com os seus filhos.

Publicado em: 19/02/2018 16:34:08