Joel do Gás propõe inclusão do Encontro de Orquestras de Violas no calendário municipal de eventos

O vereador Joel Cardoso, o Joel do Gás (PV), protocolou, nesta segunda-feira (23), o Projeto de Lei 135/2017, que institui e inclui no calendário cultural do Município o “Encontro de Orquestra de Violas”, a ser comemorado e realizado anualmente no mês de Outubro. De acordo com o parlamentar, a propositura objetiva homenagear os violeiros da cidade, que valorizam as raízes culturais do Município, repassando mensagens através de uma boa moda de viola, da música caipira ou sertaneja.

“Viola caipira, também conhecida como viola sertaneja, viola nordestina, viola cabocla e viola brasileira, é um instrumento musical de cordas. Com suas variações, é popular principalmente no interior do Brasil, sendo um dos símbolos da música popular brasileira”, explicou Joel do Gás. O vereador ressaltou ainda que esse instrumento tem sua origem nas violas portuguesas, oriundas de instrumentos árabes como o alaúde.

“As violas portuguesas chegaram ao Brasil trazidas por colonos portugueses de diversas regiões do país e passaram a ser usadas pelos jesuítas na catequese de indígenas. Mais tarde, os primeiros caboclos começaram a construir violas com madeiras toscas da terra. Era o início da viola caipira”, destacou, explicando que a viola caipira tem características muito semelhantes ao violão, tanto no formato quanto na disposição das cordas e acústica.

Publicado em: 24/10/2017 11:54:26