Os vereadores barbarenses aprovaram uma proposta de emenda à lei orgânica, dois projetos de lei e 11 moções durante a 36ª Reunião Ordinária de 2017, promovida nesta terça-feira (3), no Plenário Dr. Tancredo Neves. Inicialmente, com a presença de um grupo de alunos da APAE, os parlamentares aprovaram, por unanimidade, o Projeto de Lei 108/2017, que institui a campanha ‘Setembro Verde’ no calendário de eventos de Santa Bárbara d’Oeste. De autoria do vereador Celso Ávila (PV), esse projeto tem como objetivo gerar visibilidade à causa da pessoa com deficiência. A escolha do mês de setembro se deve em razão do dia 21 ser reconhecido como Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência. Já a cor verde foi escolhida por simbolizar a esperança e o renascimento.
Na sequência, os parlamentares aprovaram, em primeira discussão, a Proposta de Emenda à Lei Orgânica 01/2017, de autoria do vereador Cláudio Peressim (PEN), com apoio de outros parlamentares. Essa propositura inclui o parágrafo único no artigo 260 da Lei Orgânica Municipal. Na prática, esse projeto garante prioridade especial aos idosos com mais de 80 anos, os quais serão atendidos de maneira preferencial em relação aos outros idosos, exceto no que tange aos atendimentos na área da saúde, nos casos de emergência.
Os vereadores também aprovaram o Projeto de Lei 111/2017, de autoria do presidente da Câmara, vereador Ducimar Cardoso, o Kadu Garçom (PR), que altera o inciso VI, do Art. 1º da Lei Municipal nº 2207/1996. Essa propositura apenas corrige a grafia de rua do bairro de chácaras Pinheirinho, a pedido de familiares do senhor Líbero Galani Filho, morto em 1996 em um acidente de trânsito. Antigo peixeiro do Município, Líbero Galani Filho foi homenageado com a denominação da antiga rua D do referido bairro rural.
Moções
Das 11 moções previstas na Ordem do Dia, duas manifestaram aplauso à Rádio Brasil AM pelos 62 anos de fundação e funcionamento em Santa Bárbara d’Oeste. A primeira delas, a Moção 748/2017 era de autoria dos vereador José Luis Fornasari, o Joi (SD), e Antônio Carlos Ribeiro, o Carlão Motorista (PDT). Já a segunda, a Moção 749/2017, era de autoria do vereador Carlos Fontes (PSD). A aprovação dessas moções foi acompanhada, em Plenário, por Paulo César D’Elboux, diretor da rádio, e por colaboradores dessa emissora.
Na sequência, foram aprovadas três moções de autoria do vereador Valdenor de Jesus Gonçalves Fonseca, o Jesus Vendedor (DEM). Na primeira delas, da Moção 736/2017, Jesus manifesta apelo à 2ª CIA da Polícia Militar e à Guarda Civil Municipal para que haja mais patrulhamento nas proximidades do Campo de Futebol, localizado no bairro Jardim Laudissi. Na Moção 737/2017, o vereador apela ao Executivo para a criação de boca de lobo na extensão da rua Monte Carmelo, no Jardim Alfa. Já na Moção 741/2017, Jesus apela ao Executivo para instalação de redutor de velocidade na avenida Domingos Tedesco, no Jardim Mariana.
De autoria do vereador Gustavo Bagnoli (DEM), foram aprovadas as Moções 738 e 739/2017. Nas duas moções o parlamentar manifesta apelo ao Poder Executivo, na primeira por melhorias na iluminação do Centro Social Urbano e na segunda por manutenção da iluminação da praça Jango Laudisse.
Os parlamentares também aprovaram a Moção 740/2017, de autoria do vereador Alex Braga, o Alex Backer (PRB), de apelo ao prefeito Denis Andia e ao setor competente da Administração Municipal, por melhorias na quadra poliesportiva localizada ao lado da Emefei Professor Augusto Scomparim, localizada no Jardim Mariana.
Ainda na sessão, foram aprovadas outras três moções de autoria do vereador Carlão Motorista. A primeira delas, a Moção 743/2017, apela ao Executivo para a retirada e adequação de uma caixa de concreto localizada no meio da faixa de rolamento da avenida São Paulo. A segunda, a Moção 744/2017, apela ao Executivo pela regularização de conjunto semafórico no cruzamento dessa mesma avenida com a rua Limeira. A terceira, a Moção 746/2017, cobra intervenções no trânsito nas áreas de junções entre as ruas Araçatuba, Charles Keese Dodson, Alonso Keese Dodson e Estrada do Pedroso.
Tribuna
Ainda nesta terça-feira, logo no início da sessão, a escritora Juliana de Lourenço Martin, autora do livro O Legado do Lago, falou sobre o lançamento dessa obra no Município, com a realização de tarde de autógrafos no próximo sábado, dia 7, a partir das 16h30, no Salão Maici’s Place, na Vila Brasil.
Publicado em: 03/10/2017 16:45:18
Publicado por: Fernando Campos - Mtb 39.684