Notícias

Notícias da Câmara

Dr. José homenageia escritora Sônia Barros com título de Cidadã Barbarense

Visualize fotos

O vereador José Antônio Ferreira, o Dr. José (PSDB), protocolou, ontem (10), o Projeto de Decreto-legislativo 06/2017, o qual dispõe sobre a concessão do Título Honorífico de Cidadã Barbarense à escritora Sônia Barros. Essa honraria é concedida a personalidades que não sejam nascidas do município e que não estejam no exercício de cargos ou funções executivas, legislativas ou por nomeação neste município, com o intuito de reconhecer a contribuição dessa pessoa ao desenvolvimento de Santa Bárbara d’Oeste. 

Junto ao projeto, o parlamentar apresenta uma breve biografia da homenageada. Sônia Barros nasceu em 24 de agosto de 1968 em Monte Mor. Desde os três meses de idade, quando foi adotada pela barbarense Maria Aparecida Rangel Murbach, vive em Santa Bárbara d´Oeste. É casada com Diógenes Roberto Cerântola e mãe de Bruno de Barros Cerântola. Graduou-se em Letras pela Universidade Metodista de Piracicaba. Lecionou, em Santa Bárbara d´Oeste, na Escola Estadual Professor Ulisses de Oliveira Valente e no Colégio Ideal. Em Americana lecionou no Colégio Antares. Também fez teatro, dança e canto.

Em 1997, Sônia publicou o primeiro livro, Diário ao contrário, e, desde então, dedica-se à literatura. Em vinte anos de carreira, ela publicou 20 livros: 18 infantojuvenis e dois para adultos. Publicou contos e poemas em antologias, jornais, revistas e sites de literatura, dentre eles: Jornal Rascunho, Jornal O Estado de São Paulo, Site de Estudos Literários da Universidade Sorbonne de Paris.

Em 2007 teve seu livro de poemas Mezzo vôo selecionado e publicado com o apoio da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo.

Em 2013 venceu o III Concurso de Micro Contos realizado pela revista Veja, no site do escritor e crítico literário Sérgio Rodrigues.

Em 2014 seu livro Fios venceu o Prêmio Paraná de Literatura na categoria Poesia, e foi publicado pela Biblioteca Pública do Paraná. Fios também ficou entre os semifinalistas do Prêmio Oceanos de Literatura 2015.

Com diversos livros transcritos para o braille, recebeu em 2014, o título de Embaixatriz da Confraria das Letras em Braille do Rio Grande do Sul, durante a 60ª. Feira do Livro de Porto Alegre.

Seu livro Tatu-balão recebeu o selo Altamente Recomendável da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil 2015. O livro foi selecionado para a campanha nacional “Leia para uma criança” realizada anualmente pela Fundação Social do Itaú.

Em 2016, Tatu-balão foi escolhido para compor o kit escolar para as séries iniciais da rede municipal de ensino da cidade de Belo Horizonte. Adaptado para o teatro, Tatu-balão teve sua estreia no dia 6 de novembro de 2016 na Feira do Livro de Porto Alegre.

Nas asas do haicai, com ilustrações de Ângela Lago (artista premiada e reconhecida internacionalmente) é o vigésimo livro da autora, publicado em dezembro de 2016.





Publicado em: 11/05/2017 14:23:48

Publicado por: Fernando Campos - Mtb 39.684