Os vereadores que integram o Parlamento Metropolitano da RMC (Região Metropolitana de Campinas) elegeram, hoje (5), o presidente da Câmara Municipal de Americana, vereador Alfredo Ondas (PMDB), como presidente da Frente Parlamentar de Segurança Pública da Região Metropolitana de Campinas. A criação da frente foi aprovada durante a 2ª Reunião Ordinária do Parlamento, realizada nesta sexta-feira (5) no Plenário Dr. Antônio Álvares Lobo, no Legislativo americanense.
O presidente da Câmara de Santa Bárbara d’Oeste, vereador Ducimar Cardoso, o Kadu Garçom (PR), vice-presidente do Parlamento Metropolitano, e o vereador Antonio Carlos Ribeiro, o Carlão Motorista (PDT) representaram Santa Bárbara d’Oeste nessa reunião, cujo tema foi Segurança Pública. O encontro também contou com a presença do presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, deputado estadual Cauê Macris (PSDB), dos membros do parlamento e presidentes das Câmaras municipais da região, vereadores Hélio Ribeiro (Indaiatuba, presidente do Parlamento Metropolitano), Nil Ramos (Vinhedo), Carla Lucena (Nova Odessa), Edimilson Marcelo Afonso (Hortolândia), Horishi Bando (Itatiba), Júlio César de Moraes (Morungaba), Naiara Regitano Hendrikx (Holambra) e Waltinho Assis (Monte Mor), entre outros parlamentares dos 20 municípios que compõem a RMC.
Criada nesta sexta-feira, a frente parlamentar irá concentrar os esforços sobre os assuntos que permeiam a segurança pública dos vinte municípios da RMC, em ações conjuntas e estruturadas, voltadas para atender os cidadãos de todos esses municípios. “A responsabilidade pela questão da segurança pública afeta a todos nós enquanto cidadãos. Uma vez que a segurança foi apontada como uma das demandas mais urgentes dos municípios da região, vamos estabelecer uma câmara temática para poder trazer as preocupações na área da segurança pública que são comuns aos municípios e expor algumas situações e alternativas para minorar esses problemas”, apontou Dr. Ondas.
Durante a reunião, o secretário de Segurança Pública de Indaiatuba, Alexandre Guedes Pinto, falou sobre a experiência daquele município, que serve de exemplo para as cidades da região em ações para redução da criminalidade. Conforme dados da Secretaria Estadual de Segurança Pública, Indaiatuba reduziu em 71,6% o número de furtos e roubos de veículos e diminuiu em 20,03 % os crimes contra o patrimônio em uma comparação entre 2008 e 2015. Em 2008 foram 979 veículos furtados ou roubados e em 2015 foram apenas 288. Já nos roubos Indaiatuba teve o registro de 659 em 2008 e em 2015 os números estão em 527. “Atribuímos essa queda nos índices de criminalidade a implantação do sistema de monitoramento com o uso da tecnologia e a integração entre as forças policiais, além é claro do empenho e dedicação dos agentes de segurança de Indaiatuba que estão nas ruas de maneira preventiva 24 horas por dia”, comenta o secretário de Segurança Pública, Alexandre Guedes Pinto.
Ainda na sessão do Parlamento, o presidente da ALESP, Cauê Macris, falou sobre os desafios enfrentados pelas câmaras municipais da região metropolitana de Campinas. “Este é um momento em que devemos aproveitar as oportunidades. Nós temos que tomar atitudes concretas que impactem na vida da coletividade. A inovação dentro das câmaras é fundamental para aproximar o Poder Legislativo do cidadão, pois a Câmara é o poder mais representativo da nossa sociedade”, falou Macris, vereador em Americana na 15ª Legislatura e presidente do legislativo americanense no biênio 2009-2010.
A próxima reunião do Parlamento Metropolitano da RMC acontece no dia 02 de junho, na Câmara Municipal de Vinhedo.
Publicado em: 05/05/2017 15:55:48
Publicado por: Fernando Campos - Mtb 39.684