Kadu Garçom é eleito vice-presidente do Parlamento da RMC

Visualize fotos

O presidente da Câmara de Santa Bárbara d’Oeste, vereador Ducimar Cardoso, o Kadu Garçom (PR), foi eleito, na manhã desta sexta-feira (7), vice-presidente do Parlamento da RMC (Região Metropolitana de Campinas). A eleição da nova diretoria da associação de presidentes das 20 Câmaras Municipais da RMC, promovida no Plenário Joab José Pucinelli, em Indaiatuba, contou com a presença de 40 parlamentares e presidentes de 13 Câmaras Municipais. Além de Kadu, também estiveram presentes nessa reunião os seguintes vereadores barbarenses: Antônio Carlos Ribeiro, o Carlão Motorista (PDT); Carlos Fontes (PSD); Celso Lucatti Carneiro, o Celso da Bicicletaria (PPS); Cláudio Peressim (PEN); Edivaldo Meira, o Batoré (SD); e Isac Sorrillo (DEM).

O Parlamento Metropolitano foi criado em 2005, com o objetivo de promover a integração administrativa, econômica e social dos municípios. A associação tem a finalidade de gerar a cooperação intermunicipal e intergovernamental, visando à integração de planejamento em níveis municipal, microrregional e regional, como processo contínuo e permanente para promover o desenvolvimento da região. A nova Mesa Diretora do Parlamento será comandada pelo presidente da Câmara de Indaiatuba, Hélio Ribeiro, terá como 1º vice-presidente o vereador barbarense Kadu Garçom e contará, ainda, com os seguintes cargos: 2º vice-presidente - Nil Ramos (presidente da Câmara de Vinhedo), 1º secretário - Júlio César de Moraes (presidente da Câmara de Morungaba), 2º secretário - Walton Assis Pereira (presidente da Câmara de Monte Mor), 3ª secretária - Carla Lucena (presidente da Câmara de Nova Odessa), 1º tesoureiro - Edmilson Marcelo Afonso (presidente da Câmara de Hortolândia), 2º tesoureiro - Cristiano Francisco Conde (vereador de Arthur Nogueira).

De acordo com o novo presidente do Parlamento, Hélio Ribeiro, segurança pública será um dos temas principais da próxima reunião do grupo, a qual será promovida na Câmara de Americana. "Em Indaiatuba contamos com um sistema exemplar de monitoramento por câmeras, o Câmera Cidadã, em que imagens do sistema de vigilância de imóveis particulares, como de residências e estabelecimentos comerciais credenciados, são cedidas à Guarda Municipal, facilitando a obtenção de cópias, que podem subsidiar diversas investigações. Vamos levar esta experiência para cidades vizinhas", afirmou.

Para Kadu Garçom, a união das Câmaras Municipais das 20 cidades da RMC pode tornar as reivindicações comuns a esses municípios mais fortes em outras esferas governamentais, beneficiando os municípios em questões como segurança, saúde e transportes.  “O Parlamento Metropolitano agrega 294 vereadores em 20 cidades da RMC. Juntos, teremos cada vez mais força política, conseguindo levar nossas demandas até o governador do Estado ou ao presidente da República”, afirmou.

Publicado em: 07/04/2017 17:08:58