O vereador Antônio Carlos Ribeiro, o Carlão Motorista (PDT), protocolou, nesta sexta-feira (10), requerimento em que pede informações quanto à instalação de novos leitos hospitalares e de UTI em Santa Bárbara d’Oeste nos anos de 2013, 2014, 2015 e 2016. O parlamentar também pede pareceres sobre procedimentos de distribuição de vagas via Sistema CROSS – Central de Regulação de Oferta de Serviços de Saúde, gerido pelo Governo de São Paulo.
No requerimento, o vereador destaca que o déficit de leitos hospitalares, principalmente de UTI no município já ultrapassou “o limite do bom senso” e que a veiculação de notícias que tratam sobre pessoas que necessitam de leitos hospitalares e UTI já se tornou rotina. O parlamentar ressaltou, também, que o Poder Legislativo, por diversas vezes, aprovou a destinação de verbas provenientes do Poder Executivo para o Hospital Santa Bárbara. “Apesar do sistema CROSS, cabe ao município também realizar investimentos na área de saúde para atender a população”, destacou.
No pedido de informações, Carlão indaga quantos leitos hospitalares foram instalados no município, com recursos próprios, nos anos de 2013, 2014, 2015 e 2016. Ele também questiona o número de unidades de UTI instaladas em Santa Bárbara d’Oeste com recursos próprios nesse mesmo período. O parlamentar pergunta, ainda, qual é o valor médio para a instalação de leito hospitalar simples e quais equipamentos são necessários para instalação desse leito de hospital.
Outras questões apresentadas pelo vereador são relativas ao valor médio para a instalação de leito de UTI, assim como os equipamentos necessários. A quantidade de leitos simples e de leitos de UTI disponíveis na rede pública atualmente são outras perguntas apresentadas pelo vereador. Com relação ao sistema CROSS, Carlão pergunta se o município é obrigado a aderir e quais são os benefícios desse sistema, visto que é rotineiro o relato de pacientes que aguardam dias a fio por uma unidade de UTI. Ainda no requerimento, o vereador indaga o número de pacientes em leitos de UTI no município e, desse total, quantos são de Santa Bárbara d’Oeste.
Publicado em: 10/03/2017 17:25:37
Publicado por: Fernando Campos - Mtb 39.684