Em resposta à Moção de Apelo do vereador José Antonio Ferreira, o Dr. José (PSDB), endereçada ao governador Geraldo Alckmin e ao secretário de Segurança Pública, Mágino Alves Barbosa Filho, para que nomeiem, com urgência, novos delegados de polícia para o município de Santa Bárbara d’Oeste, o secretário adjunto da Segurança Pública, Sérgio Turra Sobrane, disse que apesar da falta de dois delegados, o efetivo policial civil tem cumprido seu dever de Polícia Judiciária.
De acordo com o adjunto, a Secretaria de Segurança Pública está ciente da necessidade de reposição nos quadros dos cargos de delegado de polícia no município. Sobrane ressaltou, ainda, que parte dos aprovados no concurso de 2013 já foi nomeada, sendo que no dia 5 de dezembro de 2016, foram nomeados mais 80 candidatos, totalizando 129 cargos de delegado de polícia preenchidos, que serão distribuídos de acordo com a carência de recursos humanos em todo o Estado.
Dr. José enfatizou que o município possui população de 191.024 habitantes (IBGE/2016) e tem três distritos policiais, uma DDM (Delegacia de Defesa da Mulher) e a Delegacia de Polícia, que compõem a estrutura da Polícia Civil na cidade, e que até uns meses atrás, havia cinco delegados de polícia, um para cada unidade policial, mas esse número caiu para três, desguarnecendo o município que já contava com número mínimo de policiais.
Segundo o parlamentar, o quadro insuficiente de profissionais acaba prejudicando o trabalho da polícia judiciária investigativa que atua na defesa da sociedade e na preservação da ordem pública, promovendo e participando de medidas de proteção à sociedade e ao cidadão, exercendo com excelência suas atribuições, ou seja, a apuração das infrações penais e a identificação de sua autoria e que o pequeno número de delegados de polícia não garante a segurança dos cidadãos e concorre para postergar a investigação e a descoberta de autoria dos crimes, na coleta e transmissão dos indícios e provas às autoridades competentes, indagando seus autores e cúmplices, para que sejam levados aos tribunais.
“Reconheço que o atual efetivo policial civil vem cumprindo seu dever, mas o pequeno número de delegados de polícia prejudica, sobremaneira, o trabalho eficaz desenvolvido costumeiramente pela Polícia Civil que visa garantir a segurança para a população”, finalizou Dr. José.
Publicado em: 06/03/2017 16:59:43
Publicado por: Fernando Campos - Mtb 39.684