Notícias

Notícias da Câmara

Joi apela à Prefeitura por mais agilidade em exames de laboratório para pacientes em jejum

O vereador José Luis Fornasari, o Joi (SD), por meio de Moção protocolada hoje (16), manifesta apelo ao prefeito Denis Andia, para que a Administração Municipal disponibilize um atendente para entregar as senhas e verificar se a documentação dos pacientes está de acordo para a realização de exames de laboratório. A medida visa a evitar que pacientes fiquem longos períodos em jejum, aguardando por atendimento, principalmente nos casos em que, por falta de documentação, são dispensados sem a realização do referido exame.

Na Moção, Joi explica que, em diferentes casos, é necessário que os pacientes fiquem em jejum por mais de 10 horas para fazer exames de sangue. Além disso, ele ressalta que muitos desses pacientes chegam bem antes do horário de atendimento para pegar a senha, as quais começam a ser distribuídas a partir das 7 horas. “Dependendo do número da senha, a pessoa é chamada para fazer a ficha até duas horas depois do início do atendimento. No entanto, após essa longa espera, muitos pacientes são informados que a documentação está incorreta e não são autorizados a realizar o exame”, disse, ressaltando que essa situação causa muita revolta.

“Fomos informados que uma munícipe submetida à cirurgia bariátrica ficou em jejum por mais de 13 horas, chegando a passar mal no laboratório, sem tem conseguido realizar o exame”, disse Joi, ressaltando que esses pacientes não podem ficar longos períodos sem se alimentar. Ele também pediu que, além de verificar se a documentação do paciente está correta assim que ele chega ao laboratório, os atendentes devem garantir prioridade ao atendimento de pessoas idosas, com deficiência, assim como de crianças, de gestantes e de diabéticos.





Publicado em: 16/02/2017 15:20:46

Publicado por: Fernando Campos - Mtb 39.684