A vereadora Germina Dottori (PV) protocolou, nesta quarta-feira (25), o Projeto de Lei nº 12/2017, que institui o “Outubro Rosa” no Calendário Oficial de Eventos de Santa Bárbara d'Oeste. O objetivo desse evento é dar visibilidade aos cuidados com a saúde da mulher, em especial com relação ao câncer de mama e câncer de colo de útero, oferecendo orientações sobre prevenção, diagnóstico precoce e combate a doenças.
A comissão organizadora do “Outubro Rosa” será responsável pela elaboração da agenda de atividades, assim como todos os demais trâmites necessários para a realização do evento. A referida comissão será composta por representantes do Município e do Conselho Municipal de Proteção e Defesa dos Direitos da Mulher. E na hipótese de o Município não promover a convocação do evento, o Conselho Municipal de Proteção e Defesa dos Direitos da Mulher está legitimado a fazê-lo.
Na exposição de motivos, a vereadora Germina Dottori explica que o “Outubro Rosa” é um movimento mundial em prol da saúde da mulher, cuja origem remonta à última década do século 20, quando o laço cor-de-rosa foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, em 1990 e, desde então, promovida anualmente na cidade. “O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades”, explicou a parlamentar.
Dra. Germina ressalta, também, que em Santa Bárbara d’Oeste esse evento é realizado com sucesso anualmente, em parceria entre o Município, o Conselho Municipal de Proteção e Defesa dos Direitos da Mulher e a sociedade civil organizada, com diversas ações em prol da mulher e os objetivos de despertar um interesse maior na população e reforçar a necessidade de ações preventivas principalmente na área da Saúde.