Juca concede entrevista à FENALEGIS sobre desafios de gestão nos Legislativos Municipais

Visualize fotos
O presidente da Câmara barbarense, vereador Edison Carlos Bortolucci Júnior, o Juca (PSDB), concede entrevista à FENALEGIS (Federação Nacional dos Servidores dos Legislativos e dos Tribunais de Contas Municipais) na quarta-feira, dia 22, às 11 horas. A entrevista faz parte do programa Legislativos Municipais – Desafios de Gestão, e será transmitida ao vivo pela página do Facebook da entidade.

Juca foi convidado a participar do programa em virtude de ações positivas desenvolvidas pela Câmara de Santa Bárbara d’Oeste, as quais podem servir de exemplo para outros legislativos municipais. A isenção das tarifas de pedágio dos veículos oficiais e o controle de quilometragem de cada um desses carros foram algumas das ações implantadas pela atual Mesa Diretora, com o intuito de reduzir custos e garantir mais transparência às ações dos parlamentares. Também visando dar mais transparência às atividades parlamentares, o site do Legislativo tem disponibilizado, desde fevereiro, relatórios mensais do trabalho de cada assessor.

Ainda no intuito de cortar despesas, Juca renegociou contratos em andamento e, nas situações em que as empresas se recusaram a reduzir ou pelo menos manter os valores cobrados, abriu novas licitações, o que impactou diretamente na queda das despesas da Câmara. Apenas no caso dos suprimentos de impressão, por exemplo, houve uma redução de 50% no custo anual.

Também sob o comando da atual Mesa Diretora, com o objetivo de garantir mais segurança aos servidores e a todos que visitam o prédio do Legislativo, foi retomado o sistema de monitoramento das áreas comuns do prédio e do estacionamento, o qual estava quebrado há anos, além de implantado um sistema biométrico de controle de acesso. A Câmara barbarense também tem promovido pequenas obras e adequações, com o intuito de garantir o AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros), documento que certifica a segurança do prédio contra incêndios.

“É preciso sinalizar para a sociedade a vontade política e administrativa das Câmaras Municipais de estarem integradas ao novo momento de cidadania do país, que passa por demandas de melhores práticas na administração pública em geral”, afirmou Juca, ressaltando o empenho da Câmara em servir de modelo para outras cidades. No momento, a Mesa Diretora tenta licitar o gerenciamento da folha de pagamento dos servidores e parlamentares, para conseguir recursos para a Administração Municipal. “O cidadão de hoje pede maior eficiência, maior competência e maior integridade em todos os processos públicos. É isso que tentamos fazer em nosso trabalho cotidiano”, afirmou.

Publicado em: 13/06/2016 15:54:18