Notícias

Notícias da Câmara

Em resposta a Joi, Prefeitura assume falta de endocrinologista pediátrico na rede municipal

O vereador José Luis Fornasari, o Joi (SD), recebeu, na semana passada, resposta ao Requerimento 634/2016. No documento, assinado pelo secretário municipal de Governo, Rodrigo Maiello, a Prefeitura informou o parlamentar que a rede pública conta com médicos endocrinologistas, mas destacou que não há, no momento, nenhum pediatra com subespecialização em endocrinologia. A Prefeitura afirmou que o único profissional que se enquadrava nessa área se desligou do serviço, alegando motivos de ordem pessoal.

Ainda na resposta ao vereador, a Prefeitura informou que está com inscrições abertas para concurso público, o qual visa à contratação de 12 médicos para atuarem na rede municipal de saúde, dentre os quais um endocrinologista. Além disso, a Prefeitura também informou que todos os casos referenciados para especialidades de endocrinologia pediátrica são avaliados na central de regulação municipal e, conforme parecer desta, seguem para os centros de referência da rede SUS ou são acompanhados na própria rede local.

A endocrinologia pediátrica é a área de atuação da pediatria responsável pelo diagnóstico e tratamento de disfunções hormonais desde o nascimento até o final da adolescência. Essas disfunções hormonais podem causar repercussões sobre o crescimento, o desenvolvimento e o metabolismo do organismo, sendo que, especificamente no caso de crianças e adolescentes, deve-se atentar para os aspectos peculiares de cada da etapa do desenvolvimento.




Publicado em: 01/06/2016 10:40:40

Publicado por: Fernando Campos - Mtb 39.684