Celso Ávila sugere núcleo de atendimento psicológico contínuo aos guardas municipais

O vereador Celso Ávila (PV) protocolou, nesta quarta-feira (25), na Câmara Municipal uma indicação, por meio da qual sugere ao Poder Executivo a implantação de núcleo de atendimento psicológico contínuo aos guardas municipais de Santa Bárbara d´Oeste. O parlamentar destaca que esses profissionais atuam na segurança pública em âmbito municipal e trabalham sempre em estado de alerta, o que gera um intenso desgaste emocional.

“Mesmo para os que buscam essa profissão atraídos pela adrenalina e pelo imprevisto do trabalho, a carga psicológica é enorme. Essa situação rotineira pode recair, inclusive, sobre a família desses guardas, gerando discussões, divórcios e pensões”, explicou o vereador. Na indicação, ele também cita uma Portaria Interministerial, segundo a qual cabe aos órgãos de Segurança Pública promover o devido acompanhamento psicológico aos agentes envolvidos em situações de conflito em que ocorram lesão grave ou morte, com o intuito de minimizar os impactos e efeitos decorrentes do fato ocorrido. “Se for o caso, a Administração pode até afastar temporariamente do serviço, para a avaliação psicológica e redução do estresse”, concluiu.

Publicado em: 25/11/2015 17:40:01