Notícias

Notícias da Câmara

Vereador Carlos Fontes pede informações sobre descarte de lâmpadas fluorescentes

Visualize fotos
O vereador Carlos Fontes (PSD) pede informações ao prefeito Denis Andia (PV), por meio do Requerimento nº 1.435/2015, sobre os locais de descarte de lâmpadas fluorescentes em Santa Bárbara d’Oeste. O parlamentar considera ter sido procurado várias vezes por munícipes que desconhecem os locais apropriados para a realização do descarte de lâmpadas fluorescentes.

“Muitas pessoas descartam lâmpadas fluorescentes em locais impróprios, como no lixo doméstico ou em terrenos baldios, colocando em risco a saúde dos funcionários da limpeza pública, bem como a saúde dos catadores, pois essas lâmpadas possuem produtos tóxicos, como o mercúrio”, explica Carlos Fontes.

O vereador considera ser de extrema importância a divulgação dos cuidados necessários no transporte e manuseio de lâmpadas fluorescentes e seu descarte correto, pois se quebradas liberam vapor de mercúrio, que pode ser aspirado ou contaminar o solo e a água. 

Carlos Fontes ressalta, também, que de acordo com resposta ao Requerimento nº 726/2013, pelo Oficio nº 20013/000616-02-03-SG, o Município disponibiliza um espaço para esse descarte específico no Aterro Sanitário Municipal, localizado na Estrada Dos Italianos, nº 1.800, no Jardim Vila Rica. “É muito longe e de difícil acesso para muitos munícipes”, afirma o parlamentar.

No requerimento, Carlos Fontes pergunta se, além do Aterro Sanitário, existem outros locais públicos ou privados para realizar o descarte das lâmpadas fluorescentes. O vereador quer saber se é possível que a Administração Municipal faça maior divulgação dos locais para o descarte de lâmpadas fluorescentes e o cuidado para manuseio e transporte das mesmas. Por fim, ele questiona se é permitido o descarte dessas lâmpadas nos ecopontos.




Publicado em: 16/10/2015 14:22:00

Publicado por: Marcela Delphino - Mtb 57.565