Alunos do Colégio Êxitus visitam exposição ‘Memória e Resistência’ na Câmara barbarense

Visualize fotos
Cerca de 30 alunos do Colégio Êxitus visitaram, nesta segunda-feira (24), a exposição “Memória e Resistência: a verdadeira história do período militar”. A mostra é organizada pela Comissão da Verdade do Estado de São Paulo “Rubens Paiva”. Amanhã (25), o hall do Legislativo barbarense recebe uma nova exposição, com obras do artista plástico Eder Nunes.

A mostra “Memória e Resistência” conta com 18 painéis que trazem um panorama histórico do período militar e da repressão, contando com fotos desaparecidos políticos, de manifestações populares e de ações dos militares a partir de 1964. A exposição também mostra os trabalhos da Comissão Nacional da Verdade e de uma Comissão Parlamentar de Inquérito da Câmara Municipal de São Paulo, inclusive a descoberta de uma vala clandestina no Cemitério de Perus, onde foram enterrados militantes de esquerdas e vítimas do esquadrão da morte.

Além da exposição, os alunos visitaram as dependências da Câmara e o Plenário Dr. Tancredo Neves, onde conversaram com o presidente Edison Carlos Bortolucci Júnior, o Juca (PSDB), e com os vereadores Celso Ávila (PV), Felipe Sanches (PSC), Gustavo Bagnoli (PSDB) e José Luis Fornasari, o Joi (SD). Ainda no Plenário, os estudantes assistiram o documentário “O Fim do Esquecimento”, do cineasta Renato Tapajós. O documentário aborda a tentativa das classes dominantes de, depois que os militares saíram do poder, promover o esquecimento dos graves fatos ocorridos durante a ditadura.

Publicado em: 24/08/2015 10:30:25