Santa Bárbara d’Oeste completa, hoje (15), 149 anos de Emancipação Política

Publicado em: 15 de junho de 2018

O Município de Santa Bárbara d’Oeste completa, hoje (15 de junho), 149 anos de Emancipação Política. A data foi lembrada durante a última reunião ordinária, quando o historiador Antônio Carlos Angolini fez uso da Tribuna Livre. A data da emancipação, inclusive, dá nome à sede do Legislativo, Palácio “15 de Junho”.

 

A emancipação política de Santa Bárbara d’Oeste, data registrada na fachada externa da Câmara, cujo prédio é denominado “Palácio 15 de Junho”, se deve à Lei Provincial nº 2, de 15 de junho de 1869, com a criação da Vila de Santa Bárbara dos Toledos.

 

A partir da emancipação da Vila de Santa Bárbara, que deixou de ser subordinada à Vila Nova da Constituição (atual município de Piracicaba), foi criada a primeira Câmara de Vereadores, garantindo liberdade político-administrativa à então Vila, que foi elevada à categoria de cidade pela Lei Estadual 1038, de 19 de dezembro de 1906.

 

A partir da emancipação política do município, em junho, foi criada a primeira Câmara de Vereadores, a qual tomou posse em setembro, que passou a ter seus vereadores como representantes da Administração Municipal. A primeira Câmara barbarense contou com os seguintes parlamentares: Tenente Antônio Teodoro de Oliveira e Souza (presidente por ter sido o mais votado), Joaquim Benedito do Amaral, João Batista Lino, Cesário Cavalheiro Leite, José Ferraz de Campos, João Soares de Godoi e Joaquim Gonçalves de Oliveira Martins.


Publicado por: Marcela Delphino - Mtb 57.565

Cadastre-se e receba notícias em seu email